Skip to content

Vantagens e desvantagens da agricultura orgânica

 

Assim como os alimentos orgânicos, a agricultura orgânica oferece diversos benefícios, não só para quem os consome, como também para o meio ambiente e para os produtores.

Para a população a principal vantagem no consumo de alimentos orgânicos está em obter alimentos mais saudáveis e a possibilidade de ingerir maior quantidade de nutrientes e evitar doenças que podem ser causadas pelo excesso de agrotóxicos .

Para o meio ambiente, a principal vantagem é que a agricultura orgânica se adequa mais ao local onde há o cultivo, respeitando as suas características, sem esgotar o solo com monoculturas e sem envenenar a terra.

Já os produtores se beneficiam, principalmente, porque com a agricultura orgânica, o solo permanece produtivo por mais tempo e não é preciso manusear venenos, que podem causar problemas de saúde quando não são usados adequadamente.

A desvantagem é a possibilidade de alto custo  tanto para o produtor quanto para o consumidor final. De qualquer forma, a importância do consumo de orgânicos vem se tornando cada vez mais importante. Afinal tudo o que eatá relacionado a saúde deve ser colocado em primeiro plano.

DMCA.com Protection Status